Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Obesidade na gravidez: risco ao bebê O Dia 08/06/2010

Rio - Mulheres que pretendem engravidar devem ficar atentas ao excesso de peso. Uma revisão de diversos estudos já feitos sobre o tema, publicada recentemente no jornal americano ‘Nursing for Women’s Health’, mostra que bebês de mulheres que engravidaram com excesso de peso correm mais risco de sofrer más formações, assim como de se tornarem obesos na vida adulta também.

“O excesso de peso também potencializa alguns desconfortos da gravidez, como dificuldades para respirar e andar. Isso ocorre porque há um maior esforço cardiovascular para suportar os quilos a mais. O peso do abdômen também causa dores nas costas e nas pernas, aumentando a sensação de cansaço”, afirma o obstetra Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis.

Não é só o bebê que corre perigo. Gestantes obesas têm maior risco de ter complicações, como diabetes gestacional, hipertensão e hemorragia. A obesidade também aumenta o risco de morte. No Reino Unido, por exemplo, estatísticas recentes mostram que metade das mulheres que morreram na gravidez ou no parto eram obesas. Segundo o relatório, o risco é até cinco vezes maior.

Cortesia:Clipping Bem Fam (08/06/010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: