Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

África do Sul tem 1,4 milhão de órfãos de pais vítimas da Aids

http://www.linearclipping.com.br/imagens/cliente/dst_left.jpg

http://www.linearclipping.com.br/imagens/cliente/dst_right.jpg

JORNAL FLORIPA - SC |

AIDS

07/06/2010

África do Sul tem 1,4 milhão de órfãos de pais vítimas da Aids

Um em cada quatro sul-africanos é um zulu. Rei tem pela frente a maior batalha da história do povo zulu: combater o HIV.

A Reportagem esteve no coração do território zulu. Há pouco mais de 200 anos, no Vale dos Reis, nasceu um gênio militar: Shaka Zulu, o Napoleão africano. O rei Shaka criou uma nação. Hoje, um em cada quatro sul-africanos é um zulu.

Quando não está em guerra, o povo zulu é um dos mais hospitaleiros do mundo. Recebe calorosamente todos os que chegam. O Fantástico mostra como funciona uma aldeia tradicional. Antes de entrar, é preciso pedir permissão.

Antigamente, os soldados derretiam o metal e faziam as próprias lanças. Vivam isolados nas montanhas e não podiam se casar. O formato do forno - veja em vídeo - revela como era grande a saudade da aldeia.

A tarefa principal das mulheres é cuidar da cevada. Ela vai passando de mão em mão até virar um líquido. Aí está a cerveja zulu. As mulheres gostam. E os guerreiros gostam muito. Muito mesmo.

A cerveja zulu tem uma porcentagem muito baixa de álcool - entre 2% e 10%. O repórter aprova o sabor.

A festa já vai começar.A dança zulu celebra as virgens, os guerreiros e o futuro de paz. É fácil perceber que a cultura zulu está mudando rapidamente. E as mudanças começam pela música.

Hoje em dia, os zulus têm celular. Mas pouquíssimos têm o número do homem mostrado em vídeo. O Fantástico esteve diante de sua majestade, o Rei Zulu.

O apoio do rei a Nelson Mandela ajudou a derrubar o apartheid. O chefe do povo zulu tem seis esposas, 27 filhos, 13 milhões de súditos e é dono de quatro milhões de hectares de terras, uma área do tamanho do estado do Rio de Janeiro.

Lembram-se da estátua no começo da reportagem? Não existe mais. O rei mandou tirar. Achou que seu ancestral foi retratado com poucos músculos.

O Fantástico conseguiu uma raríssima entrevista com o Rei Zwelithini Mbongi Goodwill Ka Bekuzulu Ka Solomon Ka Dinuzulu Ka Cetshwayo Ka Mpande. É mais fácil dizer "majestade".

Entre troféus de caça, o rei diz: um leão está à solta, pronto para devorar nossas crianças. O leão é o vírus HIV.

O reino de Zwelithini é a região com maior número de pessoas infectadas no mundo: um adulto a cada quatro tem o vírus HIV. A África do Sul tem 1,4 milhão órfãos de pais que foram vítimas da AIDS.

O rei diz: "meu coração está ferido, quando penso nas pessoas que morrem de AIDS durante o meu reinado".

No fim da entrevista, o rei e uma das rainhas levaram a equipe até a porta, como se o grupo estivesse se despedindo de uma família qualquer. Mas este é o rei que tem pela frente a maior batalha da história do povo zulu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: