Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

06/06/2010 - Congresso Paulista de Infectologia termina neste domingo com mais de mil participantes

http://www.linearclipping.com.br/imagens/cliente/dst_left.jpg

http://www.linearclipping.com.br/imagens/cliente/dst_right.jpg

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA AIDS | NOTÍCIAS

AIDS | DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS | ANTIRRETROVIRAIS

06/06/2010

06/06/2010 - Congresso Paulista de Infectologia termina neste domingo com mais de mil participantes

06/06/2010 - 12h

A Sociedade Paulista de Infectologia organizou entre os dias 3 e 6 deste mês, no Centro de Convenções Anhembi em São Paulo, a 7ª edição do Congresso Paulista de Infectologia. Mais de mil médicos debateram sobre atualizações de consensos terapêuticos e novos remédios para a AIDS, hepatites, tuberculose, entre outras patologias. "Tivemos a preocupação na programação de abordar e chamar a atenção para as doenças negligenciadas", contou o presidente do evento, Arnaldo Lopes Colombo (foto).

O evento contou com 1200 inscritos. "Em São Paulo, tivemos a participação de cerca de 500 infectologistas paulistas e mais 300 pessoas de outros estados, além de outros profissionais de saúde. A organização do congresso atraiu um público maior", comemorou Colombo.

Uma das pautas principais na programação do evento foi a multirresistência de algumas doenças aos medicamentos, inclusive HIV e tuberculose. "Existem duas formas que regem esse problema. A primeira é a falta de adesão ao tratamento. A outra é em meio hospitalar com a utilização de antibióticos potentes que podem induzir esses problemas em alguns casos", explicou.

Para ele, a resistência do HIV aos ANTIRRETROVIRAIS no País está sob controle. "O governo tem uma boa resposta para epidemia com o fornecimento de medicamentos, isso ajuda bastante", comentou.

Mas, de acordo com Colombo, uma das ideias do Congresso foi chamar a atenção de patologias negligenciadas como a doença de chagas, leishmaniose, dengue e febre amarela. "Precisamos de mais drogas e vacinas para todas elas, pois algumas são doenças endêmicas no País. É importante que a indústria farmacêutica e os profissionais de saúde se envolvam mais nessa questão", disse.

Foram convidados no evento cerca de 100 especialistas nacionais e seis palestrantes de outros países.

Rodrigo Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: