Informe ENSP
Matéria: http://www.ensp. fiocruz.br/ portal-ensp/ noticia/index. php?id=21070Seminário amplia relação entre sistemas de saúde e justiça - 16/04/010
Como resultado da parceria entre a ENSP e a Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), realizada por intermédio do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/Daps/ ENSP/Fiocruz) , acontecerá, nos dias 7 e 10 de maio, o Seminário Nacional Saúde e Justiça: a efetividade do direito à saúde e a demanda judicial de medicamentos, no Rio de Janeiro. Dividido em quatro mesas de debate, o evento levará para dentro da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro a relação cada vez mais crescente entre os sistemas de saúde e de justiça. O seminário será aberto a todos os interessados.
Além de seminário, o encontro integra o curso de aperfeiçoamento para magistrados, organizado pela Emerj e pelo Cecovisa/ENSP/ Fiocruz, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, do Núcleo da Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP/Fiocruz) e financiamento do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Minis! tério da Saúde por meio do Cnpq. As inscrições para magistrados devem ser feitas pelo email emerjdifei@tjrj. jus.br
Segundo a pesquisadora Vera Pepe, do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/Daps/ ENSP), a parceria com a Emerj começou a ser construída em novembro de 2009 por conta da realização do Seminário Internacional
De acordo com Vera Pepe, as quatro mesas de debates foram montadas a partir da identificação de alguns temas polêmicos na judicialização, como a questão da urgência terapêutica, devido à alta concessão de liminares, e a hipossuficiência, na qual alguns estados da federação consideram que a maior parte da população requer medicamentos por não ter condições econômicas, enquanto outros acreditam que a maioria dos mandatos judiciais é proveniente das classes mais privilegiadas. Confira, abaixo, um resumo das mesas de debate.
7 de maio
Mesa 1: Caracterização das demandas judiciais de medicamentos
Tema para discussão: Apresentação de resultados de pesquisas sobre a demanda judicial de medicamentos ao Sistema Único de Saúde no Brasil.
Mesa 2: Efetividade do direito à saúde e políticas públicas de interesse da assistência farmacêutica
Tema para discussão: O contexto jurídico, político e soci! al da judicialização da saúde. O sistema de justiça para a efetividade do direito à saúde: limites e possibilidades da tutela judicial para a efetivação do direito à saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Medicamentos, da Assistência Farmacêutica e da Gestão de Tecnologias em Saúde.
10 de maio
Mesa 3: Desafios da tutela liminar e da urgência terapêutica e acesso a medicamentos
Tema para discussão: Os limites e as possibilidades da prestação jurisdicional e da tutela antecipada. Responsabilidade ética e legal dos profissionais envolvidos nas prestações de saúde e jurisdicionais. Desafios para o sistema de justiça e de saúde. Interlocução entre os sistemas e ações interinstitucionais de enfrentamento do desafio.
Mesa 4: Vulnerabilidade, hipossuficiência e acesso a medicamentos
Tema para discussão: Assistência farmacêutica integral, desafios da universalidade, da integralidade e da equidade do SUS. A q! uestão da gratuidade e da hipossuficiência: o acesso a medicam! entos e o! acesso à justiça.
Dentre os nomes confirmados para os debates estão, além da pesquisadora Vera Pepe, o adjunto de diretor da Anvisa, Neilton Araujo de Oliveira, a assessora técnica do Conass, Lore Lamb, a pesquisadora da Fiocruz Brasília, Maria Célia Delduque, o pesquisador do IMS/UERJ, Kenneth Rochel de Camargo Jr, o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Jr, o procurador geral da República, Daniel Antonio de Moraes Sarmento, além de outros.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Emerj pelos telefones: (21) 3133-3369 e 3133-3380.
;
http://www.ensp. fiocruz.br/ portal-ensp/ noticia/index. php?id=21070
------- End of Forwarded Message -------
Angela Esher
Pesquisadora
Núcleo de Assistência Farmacêutica - NAF/ENSP/FIOCRUZ
Centro Colaborador da OPAS/OMS em Política de Medicamentos
Av Leopoldo Bulhões, 1480, 6º andar, sala 630
Rio de Janeiro - RJ
Fones: ++55 21 2598-2879; 2209-3076 (Fax)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: