Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Movimento social organiza protesto 'Tolerância Zero' sobre falta de antirretrovirais em SP e RS

Movimento social organiza protesto 'Tolerância Zero' sobre falta de antirretrovirais em SP e RS

14/04/2010

“Não dá mais para aguentar problemas pontuais envolvendo antirretrovirais.” A fala é do presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro. Devido à falta do abacavir no País e também à escassez de lamivudina em São Paulo, o movimento social fará manifestações no próximo dia 28, na entrada de Secretarias Estaduais de Saúde. Denominado “Tolerância Zero”, o protesto já está confirmado em São Paulo e Rio Grande do Sul.

Desde o fim do ano passado, a distribuição do antirretroviral abacavir foi suspensa por problemas de aquisição. O Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais informou que vai regularizar a situação a partir do próximo dia 20.

Já em São Paulo, houve também problemas de distribuição da lamivudina em alguns municípios do interior do estado.

“Foi a gota d’água a falta do abacavir”, reclamou o presidente do Fórum, Rodrigo Pinheiro.

O protesto foi antecipado e, anteriormente, estava marcado para 21 de maio. O movimento é organizado em conjunto pelo Fórum de SP, RNP+ (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids) e Cidadãs Posithivas. Também recebe apoio da ABGLT (Associação Brasileira de Gays Lésbicas e Transgêneros). Só em São Paulo são esperadas pelos menos 300 pessoas na manifestação.

De acordo com Rodrigo Pinheiro, os estados do Rio de Janeiro, Bahia e Pará estão em mobilização e também devem realizar protestos. A informação deve ser confirmada nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: