23/04/2010 - 18h40
Os Fóruns de ONG/Aids dos Estados do Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Ceará e Paraíba também vão participar do 'Tolerância Zero', série de manifestações que a partir do dia 28 deste mês vão protestar contra o desabastecimento de antirretrovirais no país. Os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro foram os primeiros a confirmarem o ato.
Segundo a direção do Fórum Amazonas de Organizações da Sociedade Civil em DST/Aids, o grupo aderiu à iniciativa depois de tomar conhecimento da causa pelo Fórum de São Paulo.
"Este colegiado apoia esta luta, e em reunião extraordinária deliberou que fosse encaminhado, às coordenações estadual e municipal de DST/Aids do Estado, um ofício cobrando esclarecimentos sobre a situação dos antirretrovirais" , disse Frei Acemi Leal Moraes, membro do Fórum.
Em Pernambuco, o ativista Jair Brandão disse que a estratégia é iniciar uma grande pressão política para que os insumos essenciais para as pessoas com HIV e aids nunca mais faltem.
“Faremos uma carta aberta à população e levaremos muitos cartazes de protesto”, comentou.
Departamento diz que situação será regularizada até o final de abril
O Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde informa que a falta do abacavir será regularizada até o final do mês.
Além do abacavir, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram problemas de escassez de lamivudina. O problema teria sido ocasionado por falhas logísticas locais.
Serviço – Tolerância Zero
São Paulo 28 de abril Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188, às 10h
Rio de Janeiro 28 de abril Praça Pio X, na Candelária, às 12h Porto Alegre 28 de abril Av. Borges de Medeiros, 1501, às 14h
São Luís 28 de abril Rua das Hortas, 223 (Ministério Público Federal), às 8h
Recife 28 de abril Rua Dona Maria Augusta Nogueira, às 08h30
Fortaleza 28 de abril no Encontro sobre Feminização da Aids 14 de maio, na Rua Nestor Barbosa, 315, às 17h
João Pessoa 14 de maio Lagoa do Parque Solon Lucena, às 8h
Manaus (Ainda sem data, local e horário definido)
Redação na Agência de Notícias da Aids |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua algum cometário: