Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

Campanha de combate à AIDS(Dia internacional das mulheres)

Campanha de combate à AIDS

JORNAL DE BRASÍLIA

05/MARÇO/2050

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será lembrado pela Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS e Hepatites Virais com ações que visam alertar para o avanço dessas doenças entre as mulheres. O alerta é importante porque nas últimas duas décadas houve um aumento proporcionalmente maior do número de casos de AIDS na população feminina. Com isso, a proporção de incidência, que era de uma mulher infectada para grupo de oito homens, subiu para uma mulher contaminada para cada dois homens.

Na programação, consta uma mobilização na Rodoviária do Plano Piloto, dia 8, segunda-feira, envolvendo técnicos da Secretaria de Saúde do DF e membros da sociedade civil organizada (Movimento Nacional das Cidadãs Positivas - DF, Rebrard, Fórum de Mulheres Negras e outros). Nesse dia, serão distribuídos PRESERVATIVOS masculinos e femininos nos períodos da manhã e tarde. Além disto, técnicos estarão disponíveis para orientar e fazer aconselhamento e testagem para HIV, SÍFILIS e hepatites B e C no CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento.

A partir de terça-feira (9), até o mês de abril, técnicos da Gerência de DST/AIDS/HV visitarão todas as regionais de saúde da SES-DF a fim de discutir as diretrizes para redução da transmissão vertical do HIV e SÍFILIS no DF, publicadas na Portaria 37/08 SES-DF. Os encontros servirão ainda para avaliação da atuação dos co-mitês regionais de controle da SÍFILIS congênita instituídos pela Portaria 33/2005 SES-DF.

Nos dias 10 e 12 de março, em conjunto com a Gerência de Saúde do Sistema Prisional, técnicos da Gerência realizarão oficinas de resgate da autoestima e sexo seguro entre as mulheres da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, no Gama. Também serão feitos exames preventivos de material cérvico-uterino, realizados por profissionais da SES-DF.

No dia 11, profissionais da equipe da Gerência de DST/AIDS/HV realizarão uma oficina para trabalho da autoestima entre mulheres que vivem e convivem com HIV/AIDS, em parceria com o grupo do DF do Movimento Nacional de Cidadãs Postithivas.

Ainda com o objetivo de alertar para o perigo da transmissão das DSTS, o Sindicato dos Radialistas atuará junto às rádios do Distrito Federal, estimulando a veiculação de mensagens informativas relacionadas à vulnerabilidade feminina às DST, AIDS e hepatites virais. Estas mensagens serão baseadas em dados do Ministério da Saúde e Boletim Epidemiológico de DST/AIDS do DF.
Esses posts São uma cortesia: Clipping Bem Fam (05/03/010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: