Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Rotular trangênico

11/02/2010 - 10h11

Novo presidente da CTNBio se diz contra rotular transgênico


MARTA SALOMON
da Folha de S. Paulo, em Brasília


Escolhido nesta quarta-feira (10) presidente da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), o agrônomo Edilson Paiva defendeu a liberação comercial de plantas geneticamente modificadas e criticou a oposição a esses organismos.

"Trabalhamos com a fronteira do conhecimento, e os grupos contrários são muito eficientes em assustar", disse à Folha.

Cabe à CTNBio analisar pedidos de pesquisas e de liberação comercial de organismos geneticamente modificados.

Nos últimos quatro anos, foram liberadas 20 variedades transgênicas de milho, algodão e soja. As primeiras aprovações ocorreram depois de constatado o plantio clandestino de soja e algodão transgênicos.

Atualmente, há oito novos pedidos em pauta, inclusive da primeira variedade de arroz transgênico no país. Para Paiva, variedades transgênicas "são uma necessidade, uma realidade para a qual não há retorno".

Pesquisador da Embrapa por 35 anos, com doutorado em engenharia genética, ele cita que culturas geneticamente modificadas já ocupam mais de 140 milhões de hectares no mundo.

Paiva se manifestou contrário à rotulagem de alimentos que contenham transgênicos: "Pessoalmente, acho que seria desnecessário, porque esses alimentos não causam nenhum risco".

No final do ano passado, na condição de vice-presidente da CTNBio, alinhou-se com o então presidente Walter Colli na interpretação que desobriga as empresas que comercializam ou usam transgênicos na produção de alimentos de rastrear esses eventuais efeitos após a liberação comercial de determinada variedade.

Nota pessoal: nós temos o direito e a opção de escolher se queremos ou não usar trangênico ou geneticamente modificado. E não nos informar isso, vai contra o Código de Defesa do Consumidor.
Eles não querem nos informar pelo rotulo para se safarem de um processo contra eles. Qualquer remédio ou produto similar tem rotulação, por que com eles seria diferente?

Um comentário:

  1. Na Contra Mão das Duas Faces da MOEDA & AGUAPÉ

    A matéria, GoodGuide, Uma Revolução no Consumo Consciente, que pode ser acessada pelo link que segue abaixo nos mostra um excelente RECURSO para as MUDANÇAS SUSTENTENTÁVEIS que serve para VOCÊ perceber os Aspectos POSITIVOS & NEGATIVOS dos Produtos que estão à VENDA no Mercado Brasileiro.

    http://www.portaldomeioambiente.org.br/ ... iente.html

    O SITE GoodGuide (www.goodguide.com) indicado pelo colunista é FANTÁSTICO, mas apresenta um INCONVENIENTE, principalmente para aqueles que não lêem em INGLÊS, o caso da maioria dos nossos Pobres Cidadãos Brasileiros – o PROCON & Ministério Público bem que poderiam / deveriam entrar em contato com os Responsáveis pelo SITE para apresentar Sugetão / Solicitação de uma Versão em Português.


    REFERÊNCIAS:

    • Catalogo Sustentável: criado e atualizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (GVces), relaciona produtos e serviços destacando suas características em relação a matéria-prima, certificações, reciclagem, critérios sustentáveis e outros.
    • Guia de Empresas e Produtos: administrado pelo Instituto Akatu, classifica as empresas de acordo com suas práticas de responsabilidade social.
    • Guia de Eletrônicos Verdes: atualizado pelo Greenpeace, relaciona as várias fabricantes de eletrônicos de acordo com o impacto de seus produtos.


    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir

Inclua algum cometário: