Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

HIV e Rins

Tratamento para o VIH e Rins

Tomar tenofovir (Viread®, também no Truvada® e Atripla®) foi associado a um risco acrescido de problemas renais numa investigação europeia.

São observados níveis mais elevados de doença renal nas pessoas que vivem com VIH do que na população em geral. Não tratar o VIH constitui um factor de risco para a doença renal, o que tem suscitado vários debates sobre a influência dos medicamentos anti-retrovirais nesta complicação.

Para tentar responder a isto, investigadores europeus monitorizaram a função renal em 16 500 doentes com VIH, durante uma média de quatro anos.

Durante este período, cerca de 3% dos doentes desenvolveu problemas renais.

Os níveis de disfunção renal foram mais elevados em pessoas tratadas com tenofovir.

Os investigadores observaram também níveis elevados de problemas renais em doentes a tomar atazanavir (Reyataz®) e indinavir (Crixivan®).

Estavam também associados a problemas renais, os tradicionais factores de risco de doença renal como a pressão arterial elevada e diabetes. A doença avançada pelo VIH foi também um factor de risco.

Um dos grupos de doentes que são especialmente encorajados a iniciar o tratamento anti-retroviral precocemente é aquele dos que se encontram em risco de doença renal. Tendo em conta que mais de 20 medicamentos anti-retrovirais estão agora disponíveis, é possível optar por uma terapêutica e evitar o uso de medicamentos com maior risco de doença renal para os doentes que já mostram sinais de disfunção renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: