Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Hiv e Câncer

O VIH e o Cancro



Tratamento para o VIH com quimioterapia é a melhor opção para o Sarcoma de Kaposi

Uma combinação entre a terapêutica anti-retroviral e a quimioterapia para tratar o Sarcoma de Kaposi (SK) obtém melhores resultados do que apenas o uso da terapêutica anti-retroviral.

Os investigadores Sul-africanos randomizaram 59 doentes seropositivos para o VIH, afectados pelo SK para receberem ou a terapêutica anti-retroviral em conjunto com quimioterapia, ou apenas a terapêutica anti-retroviral.

A maioria (89%) dos doentes tinham o SK em estado avançado (Estágio T1), mais de metade tinha uma contagem de células CD4 inferior a 200 células/mm3, e 42% tinha outra doença grave associada ao VIH.

Foi observada uma melhor resposta ao tratamento nos doentes que receberam quimioterapia, do que nos doentes que apenas tomaram os anti-retrovirais (66% vs 39%).

Adicionalmente, os doentes que receberam quer a terapêutica anti-retroviral, quer quimioterapia declararam melhorias significativas na sua qualidade de vida.

As taxas de adesão e de efeitos secundários foram semelhantes em ambos os braços do estudo.

Mas, os investigadores observaram que o uso de quimioterapia não pareceu afectar a taxa de sobrevivência no geral. Um ano após o início do tratamento, 76% dos doentes em ambos os braços do estudo ainda estavam vivos.
Fonte:www.aidsmap.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: