Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Está chegando o Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

8 de Março – Dia Internacional da Mulher
Data de muitas lutas e histórias



Kátia Souto – Presidente
da União Brasileira de
Mulheres e Assessora do
PN-DST e AIDS/SCDH

As comemorações do 8 de março estão mundialmente vinculadas às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, contra a violência, por uma vida digna e por uma sociedade justa e igualitária. Esta luta é antiga.


Um pouco de história

A partir da Revolução Francesa, em 1789, as mulheres passam a atuar na sociedade de forma mais significativa, reivindicando
melhores condições de vida e de trabalho. Em 1791, Olympe de Gouges lança a "Declaração dos Direitos da Cidadã", onde reivindicava o "direito feminino a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo suas capacidades." Na segunda metade do século 18, com a revolução industrial e a absorção do trabalho feminino pelas indústrias, como forma de baratear a mão de obra, inseriu-se definitivamente a mulher no mundo da produção. Não tardaram manifestações operárias pela redução da jornada de trabalho e pela livre associação dos trabalhadores. Foi no bojo destas manifestações que 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova Iorque, cruzaram os braços e paralisaram os trabalhos pelo direito a uma jornada de 10 horas, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres. Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias, acuadas,
refugiaram-se nas dependências da fábrica.

No dia 8 de Março de 1857, os patrões e a polícia fecharam as portas da fábrica e atearam fogo. Asfixiadas, as tecelãs morreram
carbonizadas. É em sua homenagem e a tantas outras guerreiras que desde 1911, neste dia, mulheres do mundo todo saem às ruas e lutam por seus direitos.


O Brasil de hoje

Neste ano de 2004, declarado pelo presidente Lula como o Ano da Mulher, está sendo convocada a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, organizada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres–SPM, que acontecerá em Brasília, de 17 a 19 de
Julho. Nós, mulheres brasileiras, guerreiras no cotidiano de nossas vidas, estamos nos mobilizando para estar presente a este evento com nossa voz e lutar por nossos direitos. Dessa forma, podemos contribuir para a construção de políticas públicas de gênero como "direito de todas e dever do estado", no campo da saúde, do trabalho, da educação e da cidadania.
Consideramos fundamentais a mobilização e a organização das Cidadãs Posithivas para participar da Conferência Nacional. Estão sendo realizadas conferências municipais e estaduais em todo o país, e é importante que todas procurem participar destes espaços, levando sua voz e suas reivindicações, elegendo-se delegadas para a Conferência Nacional.

Saiba como participar acessando as páginas: www.planalto.gov.br/spmulheres
www.ubmulheres.org.br e/ou pelo correio eletrônico:
conferenciamulheres@spmulheres.gov.br e vamos à luta.


Viva nossas diferenças com direitos iguais!
Viva o Dia Internacional da Mulher!

Fonte:www.saberviver.org.br(saber viver p/ mulheres edç 03)

Nota pessoal: Vejam vocês, sempre soube da criação do Dia Internacional das Mulheres, mas, não sabia que esse dia foi marcado por um massacre, no qual morreram muitas mulheres. Me fez lembrar do dia do ataque de Stone Wall, no qual houve uma invasão no bar frequentado por homossexuais na Inglaterra. Também devido a isso tornou-se dia do orgulho Gay. Logicamente só houve esse reconhecimento depois de muito activismo para que histórias como essas não se repitam nunca mais.
Parabéns a todas vocês, minhas sinceras homenagens, e sempre me lembrarei das pessoas que fizeram diferença na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: