ESTADÃO ONLINE
19/JANEIRO/10
A Johnson & Johnson’s, umas das marcas de maior credibilidade dos Estados Unidos, fabricante de produtos como Johnson’s Baby Shampoo e Band-Aid, vendidos no Brasil, prolongou a exposição dos consumidores a produtos suspeitos, segundo carta de alerta da agência pública norte-americana FDA (“Food and Drug Administration”). A informação foi destacada na edição de domingo (17) do New York Times.
A empresa fez um “recall” nos EUA na sexta-feira (15) de centenas de lotes de remédios como Tylenol, Benadryl, Motrin, Rolaids, Simply Sleep e St. Joseph Aspirin.
No entanto, autoridades federais alertaram que a reação pode não ter sido rápida o suficiente. O “recall” veio 20 meses depois de a empresa ter recebido a primeira reclamação sobre o Tylenol e, nesse ínterim, mais pessoas relataram problemas digestivos temporários como náusea, vômito e dor de estômago, segundo a agência.
“Os comentários da FDA são devastadores, pois fazem a companhia parecer complacente e desleixada”, afirmou ao NYT Timothy Calkins, professor na Kellogg School of Management.
O jornal afirma que esse comportamento da Johnson & Johnson’s não condiz com o histórico da empresa, cuja atitude em 1982, diante de um problema com o Tylenol, foi vista como exemplar à época e até hoje serve de modelo para professores da Universidade Harvard.
Mas o New York Times chama atenção para o fato de que o blog da Johnson’s encarregado de se comunicar com os clientes não trouxe informações sobre o atual “recall”.
A Johnson’s informou, por meio de comunicado oficial, que o recall atinge apenas produtos vendidos nos EUA, Emirados Árabes Unidos e Fiji. A empresa disse que comsumidores reclamaram de um odor não usual azedo e de mofo, tendo em alguns casos ocorrências gastrointestinais temporárias e sem gravidade.
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