Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Incontinência Urinária nas mulheres

Incontinência afeta todas as idades

O Dia

25/01/2010

Cerca de um quarto das mulheres que têm de 15 a 64 anos sofrem com o problema urinário

Rio - Definida como a perda do controle do sistema urinário, a incontinência urinária não é exclusividade de crianças e idosos: até 25% das mulheres com idades entre 15 e 64 anos sofrem com o problema. Fisioterapia pélvica e até aplicação de botox na bexiga estão entre as opções de tratamento.

De acordo com o urologista André Cavalcanti, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária é considerada uma questão médica quando a perda da urina é frequente ou se torna um problema social ou de higiene. Nas mulheres que já chegaram à menopausa, costuma ser resultado do desgaste da musculatura abdominal. Já nas mais jovens, o problema pode ter causas que vão desde distúrbios neurológicos, passando por traumas na coluna, partos mal conduzidos, excesso de exercício até inflamações ou infecções.

Para evitar o problema, o médico chama atenção para a necessidade de combater os principais fatores que colaboram com a incontinência, entre eles obesidade, cigarro e constipação. Quando a doença já está instalada, o tratamento inicial costuma ser feito à base de remédios. Casos mais sérios podem precisar de cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua algum cometário: